A abrir.
Por favor aguarde.

Notícias

HomeNotícia Detalhe
HomeNotícia Detalhe
06 mai 2026

A desordem informacional visual e o jornalismo em Portugal

O jornalista Carlos Pedro Dias está a desenvolver um projeto de doutoramente intitulado “A desordem informacional visual e o jornalismo em Portugal: a imagem nas rotinas de produção”, para qual gostaria de contar com o apoio dos associados da Casa da Imprensa. 

Carlos Pedro Dias é investigador em Ciências da Comunicação e candidato a doutoramento na mesma área. Enquanto jornalista, tem vindo a observar com muita atenção o crescimento da desinformação em geral (e através de meios visuais em particular) e, como tal, procura compreender a maneira como as redações têm vindo a lidar com este fenómeno comunicacional visual – porque a imagem é particularmente eficaz a ultrapassar as nossas “defesas críticas”.

Nesse sentido, vem solicitar o apoio da Casa da Imprensa na divulgação de um inquérito integrado na sua investigação de doutoramento, em fase de conclusão, na qual procura fazer um levantamento da forma como a produção de conteúdos jornalísticos tem sido (ou não) afetada pela proliferação de imagens falsas e descontextualizadas que chegam às redações. "Há até quem defenda que o jornalismo se tornou um alvo destas manobras de desinformação para potenciar o seu alcance", explica.

Este projeto recorreu a um modelo metodológico que envolveu já a realização de um conjunto de entrevistas exploratórias e segue agora para aplicação de questionário para avaliação das perceções dos jornalistas. O link para o questionário encontra-se aqui. O questionário destina-se apenas a jornalistas e outros profissionais envolvidos no trabalho de produção de conteúdos jornalísticos. O seu preenchimento deverá demorar cerca de 10 a 15 minutos. As respostas são completamente anónimas e confidenciais. 

 

Categorias: Jornalismo  

Contacte-nos:
geral@casadaimprensa.pt

21 342 02 77/78 (Lisboa)*    22 510 5310 (Porto)*

*chamada para a rede fixa nacional

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações