16 abr 2025
Assembleia Geral aprovou Relatório e Contas de 2024
A Assembleia Geral (AG) da Casa da Imprensa aprovou por unanimidade o Relatório de atividades e as Contas do exercício de 2024 apresentadas pelo Conselho de Administração (CA) em reunião que decorreu esta terça-feira, dia 15, simultaneamente na sede associativa, em Lisboa, e na delegação do Porto.
No seu relatório de atividades, o CA dá conta do crescimento em 2024 do número de associados, dos apoios sociais e da prestação de cuidados de saúde, neste caso tanto no posto clínico da associação como, principalmente, na rede de prestadores externos.
No plano financeiro, o ano fechou com um resultado líquido negativo de 1113,31 euros, numa despesa total de 1.253.751,10 euros, um défice de 0,09 por cento no conjunto das modalidades mutualistas. Com exceção da Saúde, com um défice de 39.381,87 euros, todas as restantes modalidades (Solidariedade Associativa, Capital Pagável por Morte e Previdência-Reforma) tiveram resultados positivos.
No seu conjunto, os fundos autónomos da Casa da Imprensa tiveram um resultado líquido positivo de 149.453,50 euros, apresentando um valor patrimonial global de 14.014.853,29 euros.
O CA salienta no seu relatório que “as medidas tomadas durante o exercício para sustentar a modalidade de Saúde revelaram-se positivas, mas não o suficiente para que a tarefa seja dada por concluída”, anunciando, já no decurso da AG, mais algumas correções de aplicação imediata. Estas medidas constam de uma “Comunicação do Conselho de Administração”, que aumenta o valor da franquia no internamento hospitalar de 750 para 1250 euros e o preço das consultas no posto clínico, de 9,00 para 12,00 euros, no caso da clínica geral, e de 15,00 para 18,00 euros, nas restantes espacialidades.
O Conselho Fiscal (CF), no Parecer que acompanha o Relatório e Contas e em intervenção perante a assembleia, destacou também os ”desafios para o futuro” da modalidade de Saúde. O CF considera relevante “manter a comunicação dos impactos já alcançados com as medidas de gestão adotadas”, num esforço que “poderá contribuir para promover o alinhamento e o envolvimento dos associados nas decisões fundamentais relacionadas com os desafios de financiamento identificados”.
Noutros pontos da ordem de trabalhos, a assembleia aprovou, por maioria, com uma abstenção, uma proposta de revisão do Regulamento Eleitoral e debateu uma proposta apresentada por um grupo de associados que recomenda ao CA que estude a viabilidade da criação duma estrutura residencial para idosos. O CA, pelo seu lado, deu conta de diversas iniciativas em curso relativas a este assunto e anunciou que o mesmo será debatido em próximas reuniões do Conselho Geral, previsivelmente até ao final de maio, e da Assembleia Geral, no final do ano.
Veja também:
Relatório e Contas de 2024
Comunicação do Conselho de Administração sobre a modalidade de Saúde
Regulamento Eleitoral
Categorias: Casa da Imprensa Saúde Eleições Assembleia Geral Relatório e Contas