27 mar 2025
Consignação fiscal para apoio à Casa da Imprensa
Tal como aconteceu em anos anteriores, nas próximas semanas, ao entregar a declaração de rendimentos para o IRS, pode dar um grande apoio à Casa da Imprensa. Com a consignação fiscal não paga mais imposto nem recebe menos no reembolso, mas pode fazer com que 1% do que paga ao Estado seja entregue à sua associação mutualista (este valor era, até ao ano passado, de 0,5%). Ou seja, sem qualquer custo para si, em vez de o seu IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte pode ser canalizada para a Casa da Imprensa.
Qualquer que seja o modo de entrega da declaração de rendimentos os procedimentos são simples:
No caso do “IRS automático”, disponível desde 2019 para a maioria dos contribuintes, assinale com uma cruz a opção “1 IRS” e na “Entidade Beneficiária” escolha “Instituições Particulares de Solidariedade Social (…).” No campo NIF Entidade Beneficiária, indique o número de identificação fiscal da Casa da Imprensa: 500 902 356.
Na declaração eletrónica, que já conhece de anos anteriores, no Quadro 11 deve assinalar Instituições Particulares de Solidariedade Social (…) e no espaço destinado ao NIPC escrever o número 500 902 356, assinalando com uma cruz por baixo de “IRS”.
A Casa da Imprensa presta um relevante serviço aos seus associados em áreas tão fulcrais como a saúde e a segurança social. A receita da consignação fiscal tem-nos ajudado a desempenhar este papel e, por isso, o seu apoio continua a ser muito importante.
Contamos consigo!
Categorias: Casa da Imprensa Solidariedade Associativa