30 mai 2025
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou no passado dia 20 um Voto de Saudação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se celebra todos os anos a 3 de maio.
Este voto de saudação, subscrito pelo Grupo Municipal do PS, relembra que "a liberdade de imprensa é um princípio jurídico e social vinculado ao direito humano, fundamental à liberdade de opinião".
Além disso, refere que "a censura que pode ocorrer em diferentes contextos políticos e históricos", uma prática que, em Portugal, "foi uma das características do Estado Novo, dirigido por António Oliveira Salazar, regime que institucionalizou a censura e tornou-a uma parte essencial do controlo estatal sobre a informação e as opiniões".
O voto de saudação conclui com a proposta para que a AML delibere: 1. Saudar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa; 2. Saudar os Homens e Mulheres que, ao longo de 48 anos da ditadura do Estado Novo, ousaram lutar pela Democracia, pela Liberdade;
O voto de saudação foi aprovado, tendo o ponto 1 sido aprovado por unanimidade e o ponto 2 por maioria, com a abstenção da deputada não inscrita Margarida Penedo, do Chega.
Categorias: Jornalismo