26 ago 2024
Em saúde, mais nem sempre é melhor
A Casa da Imprensa apoia a campanha internacional Choosing Wisely (“escolha criteriosa”) a qual tem por objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica e reduzir o número de intervenções/exames desnecessários, sem eficácia comprovada e/ou com uma relação custo-benefício desfavorável.
Esta iniciativa arrancou em 2012 nos EUA e, em 2018, chegou a Portugal. Está sediada na Ordem dos Médicos e é apoiado por diversas outras instituições, entre elas a Fundação Calouste Gulbenkian, e financiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva).
Entre nós, chama-se “Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde” e promove a literacia em Saúde, contribuindo para decisões partilhadas neste setor. As recomendações incluem a respetiva fundamentação científica e são dirigidas à população e aos profissionais de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente.
O programa funciona com recomendações baseadas em evidências, revistas por especialistas e que refletem as melhores práticas disponíveis, através do envolvimento dos colégios da especialidade da Ordem dos Médicos, sociedades médicas e profissionais de saúde, associações de doentes e outras entidades parceiras.
A Casa da Imprensa tem ajudado a distribuir informação sobre esta campanha através de panfletos com conselhos específicos intitulados “Mais nem sempre é melhor”.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou visite o website da Ordem dos Médicos ou a página Choosing Wisely Portugal no Facebook.
Categorias: Casa da Imprensa Saúde