27 jan 2025
Redes e Realidades: Literacia Mediática para Idosos
O curso “Redes e Realidades: Literacia Mediática para Idosos” é um pequeno MOOC (ou seja, um sMOOC) inovador e gratuito concebido pelo projeto europeu MeLiSe – Media Literacy for Seniors, do qual faz parte a portuguesa Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, e que tem como objetivo dotar as pessoas séniores com competências essenciais em literacia mediática para navegar no complexo cenário digital atual.
O curso, que arranca já no dia 30 de janeiro e terá a duração de um mês, promove a aprendizagem colaborativa, o pensamento crítico e o empoderamento digital. Os principais tópicos incluem desinformação, inteligência artificial, formação de opinião, manipulação audiovisual e verificação de factos.
Neste curso vamos poder encontrar...
🌐 Blocos temáticos gamificados liderados por “agentes” seniores fictícios;
🎥 Vídeos curtos e envolventes, exercícios interativos e um metaverso educacional com salas temáticas e eventos ao vivo.
O curso é totalmente gratuito e conduzido online (e em cinco idiomas, entre eles Português), sendo que é apenas necessário, para participar, ter um dispositivo eletrónico (computador, tablet, smartphone) e acesso à Internet.
Além de se destinar à população mais idosa, o público-alvo inclui também estudantes, pessoal educativo e social de centros de educação de adultos ou similares, bem como formadores de formadores para idosos.
Inscrição e mais informações aqui.
Categorias: Casa da Imprensa Saúde